Arte Contemporânea

 

 – Como aderir a arte contemporânea e fazê-la parte da decoração da sua casa –

 

Como uma amante da arte contemporânea, resolvi falar um pouco sobre isso. A arte contemporânea é facilmente negada por muitos pelo fato de ser mal interpretada e pouco compreendida.

O início do período contemporâneo na arte pode ser considerado a partir da segunda metade no século XX.

Após a Segunda Guerra Mundial, os artistas mostravam um desejo para retratar as verdades do inconsciente. A evolução da ciência e das tecnologias também foi de grande influencia nas artes.

arte-contemporanea

Entre os movimentos mais célebres estão: Minimalismo, Arte conceitual, Body art, Instalação, Hiperrealismo, Videoarte, Happening, Arte povera, Transvanguarda, Internet art, Arte urbana, Grafiti entre outros.

Ela se caracteriza principalmente pela liberdade do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar com políticas ou religiosidade.

Alguns exemplos que particularmente admiro muito são a  Op Art, que opta por uma arte geométrica; a Pop Art, inspirada nos ídolos dos anos de 45 a 65. Um de seus principais nomes é o do imortal Andy Warhol.

A arte contemporânea realiza um mix de vários estilos, diversas escolas e técnicas. Enquanto alguns quadros se revelam totalmente abstratos, outros a expressam as características do corpo de um homem, como a Marilyn Monroe concebida por Willem de Kooning, em 1954. Já nas obras abstratas gosto muito de citar os traços expressivos de Jackson Pollok.

Mondrian também é um dos meus favoritos, com uma geometria característica.

Pela primeira vez os artistas estão totalmente livres para criar, com inúmeros recursos materiais. Refletir sobre a arte é muito mais importante que a própria arte em si.

 

Não posso deixar de citar os brilhantes artistas brasileiros, entre eles, os meus queridinhos são:

 

Adriana Varejão

Com obras baseadas no período colonial brasileiro, trabalha muito com azulejos e tem grande reconhecimento internacional.

adriana-varejao-2

 

Cildo Meirelles

Com objetos e instalações que interagem com o espectador de sua obra, esse artista faz críticas através de suas obras a ditadura militar brasileira e a dependência do país na economia global.cildo_meireles

cildo meireles 2

 

Os Gêmeos

Como o próprio nome já diz, são dois irmãos grafiteiros. Nascidos em São Paulo, começaram a grafitar muros do bairro em que cresceram. Hoje em dia suas artes fazem parte do cenário da cidade. Sou super fã do trabalho deles!

os-gemeos-1

os-gemeos---boston

Pesquisei alguns projetos onde os arquitetos inseriram obras contemporâneas em residências descoladas. Bons exemplos de que a arte contemporânea pode favorecer e incrementar de uma forma incrível residências e ambientes comerciais.

06-sobrado-para-jovem-em-sao-paulo-e-supercontemporaneo

 

04-em-milao-o-loft-colorido-de-anna-gilli-tem-atmosfera-divertida

 

02-apartamento-de-david-bastos-em-sp-e-sobrio-e-cheio-de-arte

05-apartamento-de-david-bastos-em-sp-e-sobrio-e-cheio-de-arte

grafite---residencial

grafite---Casa-Cor

E ai, o que achou? Agora comece sua pesquisa sobre arte contemporânea e veja que ela só nos traz liberdade de expressão, criatividade e alegra os ambientes.

 

Alguns sites com informações sobre alguns artistas contemporâneos brasileiros:
Adriana Varejão – http://www.adrianavarejao.net/pt-br
Vik Muniz – http://www.vikmuniz.net/
Beatriz Milhazes – http://www.fortesvilaca.com.br/artista/beatriz-milhazes/
Iran do Espírito Santo – http://www.fortesvilaca.com.br/artista/iran-do-espirito-santo/
Os Gêmeos – http://osgemeos.com.br/
Gil Vicente – http://www.gilvicente.com.br/
Rosângela Rennó – http://www.rosangelarenno.com.br/bem_vindo
Regina Silveira – http://www.reginasilveira.com/
Nuno Ramos – http://www.nunoramos.com.br/
Carlito Carvalhosa – http://www.carlitocarvalhosa.com/
Amélia Toledo – http://ameliatoledo.com/
Cildo Meirelles -http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=581

http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo6/cildo/index.html

Rossana Cerello

Autor

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP, em Design de Interiores Sustentável em pela Florence University Of The Arts (Firenze, Itália) e em Interior Design pela New York School os Interior Design (New York, EUA), a arquiteta Rossana Cerello cresceu num ambiente de alta decoração, sendo influenciada durante toda sua infância, pelo bom gosto atemporal da loja centenária de sua família.

Rossana Cerello – who has written posts on .


Comments

comments



Deixe uma resposta