Ladrilhos Hidráulicos na Decoração

Os ladrilhos hidráulicos são um grande trunfo na decoração. Eles podem ser utilizados em praticamente qualquer ambiente, pois combinam muito bem com todos os revestimentos e cores, dando mais vida e alegria aos espaços com um toque mais retrô.

ladrilho hidráulico

 

O nome hidráulico vem do fato de se utilizar água na fabricação das peças. Em uma parte do processo o piso fica de molho durante horas para enrijecer.

ladrilhos-azuleijos-pisos-hidraulicos

Origem

O ladrilho ou piso hidráulico teve origem no sul da Europa, em meados do século XIX, e passou a ser muito utilizado na época.

Foi trazido para o Brasil nos anos 20, e fez muito sucesso por aqui nos anos 30 e 40.

Quase um século depois, em meados do XX, ele acabou sendo progressivamente substituído por outros materiais mais baratos e práticos para a época.

Porém, depois de um tempo esquecido, ele agora voltou à moda.

Vantagens

Versatilidade
Pode ser utilizado tanto no piso quanto na parede.
O mesmo desenho, dependendo da posição que for insatalado, produzirá um efeito geométrico diferente.

Resistente
O material é bastante resistente e as cores duram anos e anos.

Desvantagens

Preço
O m2 do ladrilho hidráulico pode chegar a R$300,00 dependendo do modelo.

Intalação
Necessita de uma possível reforma e de mão de obra especializada. Hoje em dia há também os adesivos vinílicos que são muito parecidos e mais práticos.

Tempo de fabricação
Os prazos são extensos uma vez que a produção dos ladrilhos é feita manualmente.

Instalação

Como o processo de fabricação é artesanal, os ladrilhos hidráulicos estão mais suscetíveis a irregularidades do que os outros materiais. Na hora da instalação é que os possíveis desníveis são corrigidos, por isso é indicado que esse trabalho seja feito por mão de obra especializada.

Após assentar os ladrilhos hidráulico, recomenda-se aplicar resina impermeabilizante e cera líquida, que darão mais longevidade e brilho ao material.

Conservação

É importante utilizar sabão neutro para a limpeza e nunca produtos como água sanitária, que podem corroer o seu piso. A cera deve ser aplicada logo após a instalação e também posteriormente, com regularidade, a fim de manter o brilho e proteger o material.

Em caso de pisos muito antigos e que tenham manchas difíceis de remover, o ideal é chamar uma empresa especializada que fará um polimento especial nas peças.

Art Maison

Autor

A Art Maison e atua no mercado de decoração de interiores e iluminação, unindo qualidade e design.

Art Maison – who has written posts on .


Comments

comments



Deixe uma resposta