Roxo na decoração? Utilize a seu favor!

Quando falamos em cores para decoração, logo pensamos nas mais usuais e claras, como branco ou bege. Mas, para quem gosta de ousar em cores vivas, uma que é maravilhosa para a decoração é o roxo. Por vir da mistura do azul com o vermelho, cores fortes, pode causar certo desconforto aos olhos de alguns. Porém, para deixar a casa esplêndida com essa cor, basta investir nas combinações corretas. Para isso, nós vamos ajudar você!

Além de ser uma cor por si só que chama atenção, também tem pontos ligados ao misticismo: traz concentração, tranquilidade, sossego e calma. É muito indicado, nos tons mais claros, para ambientes de meditação e estímulo da espiritualidade, porque transforma as energias negativas em positivas.

Tem efeito purificador e é ótimo para a saúde, acalma o coração e a mente. Nas casas ou apartamentos, deve evitá-lo em quantidade excessiva, pois aí terá seu efeito reverso, podendo trazer depressão e ansiedade.

Já ouviu dizer que  menos é mais? por isso, abuse da cor roxa em alguns detalhes, não em todos!  Assim, podemos eleger um móvel ou parede ou até outro elemento decorativo, tapete, por exemplo, para adotar o roxo e mesclar esse detalhe com cores claras e neutras (ou até fortes que harmonizem com o roxo) no resto do ambiente. Lembre-se de que são os detalhes que causam a sutileza da beleza.

O roxo, por ser uma cor forte e quente, tende a combinar com outra cor da mesma família, pois dá contraste e destaca mais. Mas lembre-se de não exagerar, ainda mais se sua casa é de cor clara, pois cores fortes dão a impressão de que o cômodo é menor do que realmente é.

Geralmente cores fortes e vibrantes casam melhor em salas de estar, cozinha ou lounge. Dormitórios são locais que normalmente pedem cores mais suaves, mas também há decorações lindas para quartos com essa cor!

Tem dúvidas de como casar cores fortes com o roxo? Aí vão algumas dicas:

Roxo com verde

Resulta em um ambiente calmo, com propriedades relaxantes, combinação perfeita para salas íntimas, banheiros e quartos.

Roxo com amarelo
Cria uma combinação bem alegre e viva.

Roxo com o laranja
Combina cores quentes e frias e favorece o destaque de alguns elementos da decoração.

Roxo com azul

Combinação perfeita para espaços pequenos e discretos. Utilizar um azul mais claro vai ajudar na preservação do contraste entre as duas cores e ainda vai destacar o roxo.

Roxo com vermelho
Paleta que pode variar entre o delicado e feminino até o sensual e romântico.

Roxo com branco

O branco suaviza o tom forte e imponente do roxo, além de dar um ar de sofisticação,  profundidade e ampliação ao ambiente.

O roxo significa prosperidade e luxo, é uma cor bastante visada, que chama muita atenção. Como deve ser usada com muito cuidado para não pesar demais, será também uma ótima combinação com o branco, para quem tem medo de ousar demais e acabar “errando na dose”. No que o roxo pesar, o branco vai harmonizar e deixar tudo em perfeito equilíbrio, diminuindo consideravelmente as chances de exagero.

.

Art Maison

Autor

A Art Maison e atua no mercado de decoração de interiores e iluminação, unindo qualidade e design.

Art Maison – who has written posts on .


Comments

comments



Uma resposta para “Roxo na decoração? Utilize a seu favor!”

  1. Festcupom disse:

    Oi, suas idéias de decoração são realmente ótimas! Vou tentar reproduzir em casa :) Encontrei este site http://www.festcupom.com.br/ onde você pode comprar objetos de decoração com descontos on-line. Tento achar ideias simpáticas para o meu novo apartamento! :) Obrigadaa!

Deixe uma resposta