Saiba como aproveitar a Iluminação Natural

Iluminação Natural

Por que aproveitar a luz natural?

.

O aproveitamento da luz natural é uma questão tanto decorativa, quanto ecológica. Em tempos em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos, e a conservação dos mesmos se torna mais importante, quanto mais eficiente for o uso da luz do dia, melhor para o planeta e também para o bolso.

É claro que, por várias questões, é quase impossível depender somente dela para iluminar a casa. É nesse momento em que a iluminação artificial também se torna importante. Mas antes vamos falar um pouco das vantagens da iluminação natural.

Veja alguns de seus benefícios:

  • - diminuição do consumo energético
  • - conforto visual, tornando o ambiente mais agradável
  • - reprodução de cores com mais qualidade
  • - benéfica à saúde
.

Iluminação Natural

O que fazer para melhorar a iluminação natural na sua casa?

.

Paredes e Portas de Vidro
As peças de vidro também aumentam a iluminação do ambiente, além de dar uma ar moderno e sofisticado. Elas ainda contribuem para que o espaços se tornem maiores. Talvez a única desvantagem seja perda de privacidade. Vitrais, telhas de policarbonato, clarabóias, ou até mesmo o simples fato de abrir a janela e a cortina, facilitam a entrada do sol. Construir janelas maiores ou substituir portas de madeiras pelas de vidro são medidas importantes. Se possível, procure o auxílio de um arquiteto ou designer para orientá-lo melhor.
.
Adequando as Cores
As cores claras também ajudam, já que a refletem melhor a luz deixando o local mais leve e amplo.  Se deseja utilizar cores mais quentes como o vermelho e o verde, opte por aplicá-las em quartos que recebem menos a luz do dia, como os que não estejam voltados para a face norte. Elas ajudam a “aquecer” e tormar mais aconchegante o lugar. Se você tiver uma sala pequena,  ou qualquer outro ambiente em que o espaço seja limitado, mais um motivo para aproveitar a luz natural.
.
Evitando o Calor Excessivo
A luz do sol, quando incide diretamente nos ambientes, pode causar um superaquecimento, principalmente em países quentes como o Brasil. Por isso o ideal é que ela seja indireta, podendo ser dosada por meio de persianas, cortinas, ou ainda vidros especiais. As persianas são as mais recomendadas por serem mais leves. Se for usar cortinas, opte pelas feitas em tecidos organdi, linho ou voal.
.

Iluminação Natural

E para não correr riscos de ficar com um ambiente muito escuro?

.
Quando se aposta na iluminação natural depende-se do sol e do percurso que ele faz, que pode mudar de acordo com os meses e ao longo do dia. No inverno, por exemplo há uma diminuição na luz do sol devido ao seu posicionamento com relação à Terra, por isso contar somente esse tipo de iluminação é um tanto quanto arriscado. O ideal é sempre unir a iluminação natural e artificial, através de luminárias.
.

Opções de Iluminação Artificial

.

Tipo de lâmpadas
  • incandescentes
  • fluorescentes
  • leds
Modelos
  • abajur
  • arandela
  • luminária de chão
  • plafon
  • pendente
  • spot
.
A vantagem da iluminação artificial é que ela pode criar situações específicas na decoração,como realçar uma obra de arte , ou uma qualidade arquitetônica. Ela permite destacar elementos importantes e a criar vários pontos de luz no ambiente. Seja em cima de uma bancada, seja para uma leitura, dependendo da necessidade de cada um.

.
Portanto,o objetivo na hora de escolher a luminária certa deve ser sempre conforto térmico e lúmínico assim como o aspecto decorativo, é claro. A iluminação e decoração devem ser sempre harmoniosas para não desequilibrar os ambientes.
.
.

Art Maison

Autor

A Art Maison e atua no mercado de decoração de interiores e iluminação, unindo qualidade e design.

Art Maison – who has written posts on .


Comments

comments



Deixe uma resposta